Artes Performativas

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: CS100002
Sigla: AP
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:

- Identificar e perceber a dimensão performativa em diferentes contextos: no palco e na vida 'real'.
- Definir o que é performance e as funções da performance.
- Dominar os conceitos basilares das artes performativas e aplicá-los na análise da performance social.
- Compreender a performatividade humana nos contextos de intervenção social e profissional.
- Entender o papel dos media tradicionais e dos novos media enquanto 'palco' para a performatividade humana.
- Analisar algo como performance.

Conteúdos programáticos

1. Artes performativas e performance ‘real’
Os estudos da performance
‘É’ performance vs. ‘como’ performance
Performance na 'vida real' vs. performance no palco
Os tipos de performance
As funções da performance

2. O mundo é um palco: a performance na vida ‘real’
O homem como única espécie dramática
A representação e o espetáculo como dimensões estruturantes da vida ‘real’
Atores e papéis sociais
Sujeito e representação
Performance e identidades
A arte de administrar impressões

3. Performance nos media tradicionais e nos novos media.
Figuras públicas e performance: a vida como espetáculo meticulosamente encenado.
Persona: a versão pública do ‘eu’.
Persona enquanto identidade performativa nas redes sociais.


Metodologias de ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Metodologia e provas de avaliação

A modo de avaliação inclui: teste de aferição de conhecimentos (50%), exercícios em sala de aula (20%) e trabalho em grupo (30%).

Bibliografia

Alexander, J. C.; Giesen, B.; Mast, J. L. (2006). Performance: Symbolic Action, Cultural Pragmatics, and Ritual. Cambridge: Cambridge University Press.
Burke, P. (1992). O Mundo como Teatro: Estudos de Antropologia Histórica. Lisboa: Difel.
Debord, G. (1972). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Afrodite.
Goffman, E. (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’Água.
Marshall, P. D.; Moore, C. & Barbour, K. (2020). Persona studies – an introduction. Nova Jersey: Wiley Blackwell.
Monteiro, P. F. (2010). Drama e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de
Coimbra.
Schechner, R. (2013). Performance Studies: An Introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Schechner, R. (2003). Performance Theory. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Turner, V. (1987). The Anthropology of Performance. Nova Iorque: PAJ.

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